top of page
Lívia Freire
Arquitetura Sacra
Capela Manjedoura da Paz
Então Jesus disse à mãe: “Mulher eis aí o teu filho.” Depois disse ao discípulo: “Eis aí a tua mãe.” (Jo 19,26s). Da cruz, Jesus nos entrega na pessoa do discípulo amado à sua Mãe e Maria nos acolhe em seu seio materno. Daí somos gerados, por Maria, como Igreja, em seu seio materno. O nosso nascimento, em Cristo é o mistério central da capela Manjedoura da Paz.
As pedras que emolduram as três portas e as paredes internas da capela querem nos fazer sentir neste útero da Imaculada, símbolo da Igreja, a Manjedoura da Paz. Lá onde “Cristo é a nossa Paz” (Ef 2,14) somos alimentados pelos Sacramentos, pela Palavra, pela Adoração e pela Vida Comunitária. Não apresentando arestas, as pedras Fogo, extraídas do sul do estado do Ceará, nos remetem a perfeição de Maria dada por Deus.
.jpg)
Na porta principal da capela, vemos uma cruz e um puxador em forma da estrela de Belém, remetendo ao Calvário e ao Presépio, as duas etapas do novo nascimento.
O Altar, em compensado fatiado, tem em sua frente e em seu lado um rasgo, simbolizando o lado aberto de Cristo, de onde jorrou sangue e água e onde nós nascemos.
Incrustado no lado aberto está uma relíquia da capela da Gruta do Leite, em Belém, nos remetendo, mais uma vez ao mistério central da capela: o calvário e o presépio.
.jpg)
Ao entrarmos na Capela encontramos dois pórticos com três arcos, onde, no início, todos os membros da Comunidade Católica Shalom se reuniam no espaço entre eles. Em razão disso, optou-se por não removê-los, assim como deixar uma amostra do piso original. Também aí foram velados Ronaldo Pereira, Renata Couras e Pedro Romcy.
As cadeiras estão em forma de leque e entre arcos, convergindo para o centro do espaço sagrado, que é o altar.
O homem novo é gerado no lado aberto de Jesus e gestado no útero de Maria, que é a igreja, representado pelo revestimento de pedras e arremate arredondado com o teto, como uma gruta.

Os ícones de Maria Suplicante e do Discipulo Amando olham para o centro, onde está o alinhamento do sacrário o Altar e o sacerdote em celebrações, ou seja, olham para Cristo presente no meio de nós, o Ressuscitado que passou pela cruz.
No alto, há uma cúpula e um vitral do Espírito Santo em forma de pomba com seus sete dons como línguas de fogo, nos remetendo ao Pentecostes.
A inspiração da imagem do Espírito Santo surgiu do mesmo na capa do livro Enchei-vos, título do primeiro livro do Caminho da Paz, compilado de textos que auxiliam no estudo bíblico por meio do método da Lectio Divina. Indicando a entrada neste caminho, que é a escola de Maria para a obra Shalom.
Além disso, é o Espírito Santo quem nos faz amadurecer, assumindo Maria como Mãe, a Igreja como esposa e os homens como irmãos, nos pondo a caminho para evangelizar.

bottom of page